Rss

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Câmera de 570 megapixels é usada para fazer fotografias do espaço

O Fermilab apresentou uma câmera – que, na verdade, é formada por várias pequenas câmeras – que consegue registrar imagens de até 570 megapixels. Chamada de Dark Energy Camera – Câmera de Energia Escura, em tradução literal -, ela tem como objetivo capturar fotografias incrivelmente detalhadas do universo à nossa volta.
telescopioTelescópio que recebeu a câmera (Foto: Reprodução)
A tecnologia utilizada pelo sensor desta câmera gigante é conhecida como DECam. São alinhados 62 pequenos sensores para formar um único e enorme conjunto que registra as imagens em altíssima definição. O sistema foi montado num telescópio chileno, que conta com 13 m de diâmetro, logo acima do grande espelho que ele já possui. Com tamanha quantidade de megapixels, a câmera promete capturar imagens ricas do céu.
sensor-detalhadoMontagem de como os 570 megapixels são gerados (Foto: Reprodução)
Como o nome sugere, o objetivo da Dark Energy Camera é a busca pela Energia Escura, além de oscilações gravitacionais e novos conglomerados de galáxias. Ela ainda poderá notar alguma eventual prova da aceleração – ou não – da expansão do universo, e sua provável causa.

via techtudo