App de e-mails do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)A nova interface do menu Iniciar está totalmente voltada para telas sensíveis ao toque. Este novo rumo da Microsoft fica claro quanto ao tamanho dos botões e à fluidez do sistema quando utilizado por dispositivos munidos desta tecnologia. Goldstein, porém, demonstrou como o sistema operacional funciona em aparelhos que não têm touchscreen, como a maioria dos notebooks vendidos atualmente.
A experiência do usuário no trackpad é idêntica a de quem utiliza telas sensíveis ao toque. Por exemplo, quando há necessidade de "puxar" alguns comandos, como a tecla "Windows", basta arrastar o dedo da direita para a esquerda na beirada do display. Em laptops, a ação é exatamente a mesma, com o resultado final idêntico.
Asus Tablet 810 que vira notebook (Foto: Nick Ellis)Ajustes podem ser sincronizados automaticamente
O Windows 8 permite que alguns ajustes do sistema fiquem salvos em "nuvem" e sejam aplicados imediatamente após o login. Mesmo com SO já aberto, após a mudança do tema em um dos computadores conectados, todos são afetados imediatamente. É algo semlhante ao que o Chrome faz ao sincronizar alguns ajustes do navegador com uma conta do Google. Basta entrar e tudo está da forma como o usuário deixou da última vez.
De acordo com Robin Goldstein, são permitidos até dez dispositivos com uma única conta da Microsoft, cinco a mais do que a Apple permite. Uma lista é exibida em seu perfil, dentro do site da empresa, com os aparelhos autorizados a receberem os dados de um usuário. Deste modo, é possível, por exemplo, deixar de sincronizar informações específicas com algum deles para adicionar um novo computador.
App de imagens permite sincronizar fotos de outro computador
A partir do aplicativo de imagens da nova versão do sistema operacional, é possível visualizar fotos que estão em outro computador, desde que esteja ligado e logado com sua Microsoft Account. Além das fotografias de todas as outras máquinas, também são listadas aquelas arquivadas no SkyDrive e no Facebook.
SkyDrive ganhou layout que era conhecido como interface metro (Foto: Reprodução)O recurso “Compartilhar”, que é acionado ao puxar a tela do lado direito para o esquerdo, na beirada do display, pode confundir os usuários. “É um copiar e colar inteligente”, comentou a engenheira. Com ele, um desenho feito no Paint, por exemplo, pode ser mandado automaticamente para um app que cria quebra-cabeças.
O envio acontece sem a necessidade de abrir um segundo aplicativo. Além desta função, será possível transmitir o conteúdo por e-mail para outra pessoa, sem necessariamente sair do sofware de origem, nem do programa de correio eletrônico.
Contatos com sincronização em redes sociais
O aplicativo de contatos reúne todas as informações dos amigos do usuário em uma só página. É exatamente o mesmo recurso existente no Windows Phone. Da tela com o nome de um colega é possível enviar mensagem pelo Messenger ou outro programa semelhante, e-mails, ligar (com o auxílio do Skype, por exemplo), traçar a rota para o endereço salvo e, ainda, conferir as atualizações de redes sociais, como o Facebook, Twitter e LinkedIn.
Menu Iniciar e o provável medo das pessoas
“É como comprar um carro zero. Você terá que acostumar com outros recursos, como uma lâmpada nova que está em um lugar diferente e não existia no veículo anterior”, comentou Goldstein ao ser questionada sobre o medo que as pessoas podem sofrer ao não encontrarem o botão do menu iniciar.
Segundo a própria Microsoft, há equipes sendo treinadas para auxiliar os consumidores com o novo sistema operacional.
Internet Explorer 10 identifica possível aplicativo
Internet Explorer 10 identifica se há aplicativos para baixarOutra novidade está no fato de que em sites como o YouTube, onde há conteúdo que pode ser visto em sequência, o browser pode ser “arrastado” para a direita, com a função de avançar. No caso do portal de vídeos, o próximo item da playlist é executado com este simples movimento. O gesto contrário sinaliza o retorno à lista de execução. Com o mouse, no lugar de arrastar a tela, um botão aparece com a indicação de conteúdo em lista.
Aplicativos não fecham (ou quase isso)
Assim como no Android, o Windows 8 não fecha – literalmente – os programas abertos. Os desenvolvedores devem criar três estados em que o app deve funcionar. O principal é o aplicativo aberto, funcionando e rodando. O outro é em segundo plano, onde os recursos para seu funcionamento são reduzidos. E, por fim, temos,um modo onde pouquíssimo do sistema é enviado para que o software volte a abrir com mais velocidade.
Segundo Robin Goldstein, o objetivo é permitir que os programas mais utilizados não levem muito tempo para abrir. Seria algo como semelhante a experiência que usuários de tablets e smartphones já vivenciam.
O lançamento do Windows 8 está marcado para o dia 26 de outubro, inclusive no Brasil.
via techtudo


