Hoje, contudo, o processo evoluiu. E, por preços acessíveis, os “clubes de assinantes” oferecem de tudo: de chocolate a produtos eróticos. Todos os meses na porta de sua casa. O TechTudo analisou 10 destes sites, observando atentamente o cuidado que cada um teve ao agregar serviço e atendimento diferenciado em suas propostas de negócio.
Clube de assinantes: Sexy Box (Foto: Reprodução)Contudo, deixou a desejar justamente no atendimento às dúvidas mais básicas no que se refere a pós-venda, um dos segredos do modelo de negócio. No site, até o fechamento desta matéria, o blog estava sem postagens frequentes e a apresentação dos produtos era um tanto confusa, sem estabelecer uma relação entre o mês corrente e a listagem de itens correspondentes, como 80% de seus concorrentes fazem.
Clube de assinantes: Florecanto (Foto: Reprodução)Graças ao sites de assinatura, empresas como a Florecanto podem respirar um pouco mais alividas, uma vez que contam com entregas programadas.
O modelo escolhido por eles é, portanto, bem adequado. Você compra pacotes de entregas mensais que vão de duas até 15. A variedade de soluções é um de seus diferenciais: você pode escolher entre flores exóticas, centros de mesa, linha romântica etc. Se você não sabe o que escolher existem ainda os pacotes "Básico", "Intermediário" e "Premium", no qual a própria equipe do site monta o arranjo para você.
Contudo, pecam em não oferecer serviços de conteúdo e atendimento relacionados como fazem sites de outros segmentos.
Clube de assinantes: Bluebox (Foto: Reprodução)O processo de assinatura segue o modelo tradicional, mas sem qualquer tipo de personalização ou customização. A BlueBox parece não se esforçar para conhecer o seu cliente em um primeiro contato, o que é um erro e tanto, tratando-se de um modelo que sobrevive, basicamente, do oferecimento do tripé "produto-serviço-relacionamento".
Mas, assinando o serviço, você conta com marcas reconhecidas e um blog com dicas bem legais.
Clube de assinantes: Olook (Foto: Reprodução)A entrega mensal, portanto, é uma curadoria de produtos e não uma caixa com eles. A partir desta seleção você compra um, ou todos, dos produtos indicados. O foco está portanto na fidelidade e relação de confiança no conhecimento de moda que as stylists do site têm.
Clube de assinantes: Chocolat Du Jour (Foto: Reprodução)Mas como se trata de uma iguaria feita com todo cuidado e inclui detalhes como personalização de cartão de entrega e sabores difíceis de se encontrar por aí, vai fazer a alegria dos chocólatras.
Contudo, apresenta pouca ou nenhuma atenção aos detalhes de pós-atendimento e relacionamento com os seus clientes. É um site mais "frio", digamos.
Clube de assinantes: Petitebox (Foto: Reprodução)O cuidado pós-compra é evidente. Eles criaram um clube de fidelidade com pontos que se acumulam de acordo com determinadas ações dentro do site (como dar feedback sobre os produtos recebidos) e podem ser trocados na aquisição de suas próximas caixinhas. Além disso, oferecem também um clube de vantagens e descontos.
Clube de assinantes: Glossybox (Foto: Reprodução)Como faz parte do mesmo grupo da Petitebox, oferece uma estrutura de atendimento pós-venda muito semelhante, com clube da vantagens e até um cartão de fidelidade que assegura descontos em sites conveniados.
Como diferenciais frente aos demais integrantes da lista podemos citar as marcas de boa qualidade e as caixas especiais, que oferecem alternativas de produtos adequadas às principais datas do calendário comemorativo.
Clube de assinantes: Dogbox (Foto: Reprodução)O processo de assinatura é muito bem trabalhado, tanto funcional quanto visualmente. O cliente faz um quiz indicando itens como personalidade, porte e sexo do seu cachorro, além de escolher a periodicidade de entrega. Com estas informações, é montada uma dogbox para cada cão de propriedade do cliente.
O serviço conta ainda com diferenciais de conteúdo, com um blog atualizado diariamente e intensas ações em redes sociais, com concursos e sorteios. Não tem concorrentes ainda no Brasil e é uma das ideias mais originais que encontramos.
Clube de assinantes: Rabixo (Foto: Reprodução)Como diferencial, são um dos únicos players do mercado a oferecer a customização completa de seu kit mensal. Você realmente escolhe cada um dos produtos que irá receber a cada três meses. Aliás, este espaço das entregas é curioso, pois a turma do Rabixo não busca uma entrega mensal, a não ser que você opte por testar apenas com uma entrega única.
Clube de assinantes: Clubeer (Foto: Reprodução)Para isso, o Clubeer é uma excelente alternativa. Seguindo a tendência dos sites que trabalham corretamente o modelo, o serviço oferecido aos seus clientes é tão importante quanto o produto em si.
Em função disso, destacam-se o cuidado com o conteúdo de apresentação dos produtos, a funcionalidade de harmonização de cervejas, que "quebra um galho" na hora de escolher “o que vai bem” com determinada marca e os folhetos explicativos, que você recebe ao assinar os serviços. São muito bem "bolados" e distribuídos por funções, dão explicações de determinada cerveja até um simples porta-copos. Tudo é feito com muito cuidado e esmero.
Outro diferencial é a variedade de planos e rótulos que agrada a diversos gêneros de “bebedores oficiais”.
Se fosse para apontar alguns pontos negativos, seria a rigidez de alguns kits, que não podem ser configurados e a falta de frequência de postagens no blog, que podia ser mais movimentado.
E aí? Pronto para assinar o serviço dos seus sonhos?
via techtudo


