Rss

domingo, 9 de setembro de 2012

O que é PureView?

Meses atrás a Nokia inovou e lançou um smartphone com uma câmera de 41 megapixels, o Nokia 808. Junto a ele, inauguraram uma nova tecnologia para captura de imagens chamada "Pureview", que também será usada no Lumia 920. Mas você sabe do que se trata essa tecnologia?
A tecnologia Pureview tem duas características principais: qualidade da imagem e zoom digital sem perda de qualidade. No quesito qualidade, você pode capturar imagens de oito, cinco ou três megapixels com esta tecnologia e o principio será aplicado da mesma forma.
Comparação entre os sensores de 5, 8 e 41 megapixels do Nokia 808 Pureview (Foto: Reprodução)Comparação entre os sensores de 5, 8 e 41 megapixels do Nokia 808 Pureview (Foto: Reprodução)
A Nokia desenvolveu a tecnologia de “oversampling pixel”, que cria um “super-pixel” para cada imagem capturada. Este recurso combina múltiplos pixels em um único. No caso de um sensor de oito megapixels, aplica-se uma proporção de 5 para 1, do tamanho completo original, na geração da imagem. O tamanho dos pixels combinados dependerá da resolução da imagem final: uma imagem de oito megapixels contém “super-pixels” combinados de pelo menos três megapixels cada.
Desta forma uma imagem capturada com zoom digital aplicado, mas com a tecnologia Pureview, não terá perda ou “pixelização” – quando imagem perde definição e cada pixel se torna visível. Sempre que o zoom for aplicado em uma parte da imagem, a quantidade de “super-pixels” será reduzida, e você verá a imagem exatamente como ela foi capturada pelo sensor, sem modificações.
A Nokia explicando o recurso “oversampling pixel” (Foto: Reprodução)A Nokia explicando o recurso “oversampling pixel” (Foto: Reprodução)
O novo Lumia 920 recebeu melhorias no zoom digital e aumento no desempenho em situações de pouca luz. Novos sensores de luz chamados “Back Side” foram posicionados na área fotossensível da câmera, abaixo da lente, sem fios ou metal entre eles. Assim, mais luminosidade atinge a placa, melhorando sensivelmente a qualidade da imagem em situações de pouca luz. Foi aplicada também uma abertura maior na câmera, f/2.0 – garantindo uma exposição maior e mais entrada de luz em ambientes fechados.
Outro novo recurso que a Nokia aplicou na câmera do Lumia 920 foi a estabilização ótica EOI, que garante fotos sem borrões quando tiradas em movimento ou caso as mãos tremam no momento da captura. O Lumia 920 traz ainda um flash inteligente que se adapta as situações a luminosidade do ambiente e ainda pode ser usado na gravação de vídeos.
  •  
Comparação entre foto capturada com o Lumia 920 e com um smartphone comum, em situação de pouca luminosidade (Foto: Reprodução)Comparação entre foto capturada com o Lumia 920 e com um smartphone comum, em situação de pouca luminosidade (Foto: Reprodução)
Cada vez mais os fabricantes de celulares aplicam novas tecnologias nas suas câmeras, substituindo as câmeras comuns em várias situações do dia a dia. Será este o fim das câmeras digitais como conhecemos hoje?
via techtudo