Rss

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Astrônomo calcula que meteoro tinha até 2 metros de diâmetro

RIO- O astrônomo do Observatório Nacional, do Rio, Fernando Roig calcula que o corpo celeste que caiu na Rússia nesta sexta-feira tinha entre um e dois metros de diâmetro, de acordo com as imagens captadas durante a queda. A dimensão corresponderia com a estimativa de 10 toneladas informada pela Academia de Ciências da Rússia. Roig acrescenta que, neste momento, não é possível relacionar o evento com o meteoro 2012 DA14, que está previsto para passar pela órbita da Terra na tarde desta sexta-feira, a apenas 22 mil quilômetros de distância da superfície:
- Não há ainda indícios para descartar ou confirmar que o meteoro russo tenha relações com o 2012 DA14. Só será possível esclarecer mais a frente.
Roig explica que meteoro se torna meteorito quando chega ao solo. Ele assegura também que não havia qualquer possibilidade de um bólido do tamanho como o que caiu na região dos Montes Urais ser detectado por telescópios.
- Mesmo com varreduras sistemáticas de telescópios, não há chance de detectar um meteoro com dois metros de diâmetro com tempo suficiente para tentar fazer alguma coisa.
O astrônomo diz que bólidos como este caem na Terra com mais frequência que o imaginado. O raro, segundo o pesquisador, é o meteoro cair em uma região habitada:
- A probabilidade é de que caia meteoros como este pelo menos mais de uma vez durante uma década. Mas, na maioria das vezes, os corpos caem no oceano ou em desertos.




Morador de Kamensk-Uralsky flagra rastro do meteoro que caiu na Rússia nesta sexta-feira.
Morador de Kamensk-Uralsky flagra rastro do meteoro que caiu na Rússia nesta sexta-feira. Foto: REUTERS TV / REUTERS
Yelena Smirnykh, porta-voz do Ministério de Situações Emergenciais da Rússia, disse a rádio Ekho Moskvy, de acordo com o New York Times, que o meteorito se quebrou durante a queda e se fragmentou em diversos pedaços. O mesmo ministério informou que sete aeronaves do governo foram deslocadas para a região com a missão de encontrar as áreas de impacto, e outras 20 mil pessoas foram enviadas para fazer uma varredura a pé. Além disso, 28 estações foram mobilizadas para monitorar o nível de radiação no local, mas sem nenhum indício de anormalidades, segundo o ministério.
Ainda de acordo com o jornal americano, o governador do distrito de Chelyabinsk declarou que uma equipe de buscas encontrou um local de impacto do corpo celeste na periferia de um vilarejo a cerca de 80 quilômetros a oeste do distrito, o que pode indicar que o meteoro não explodiu na atmosfera. Um autoridade do Ministério do Interior da Rússia disse que três grandes pedaços do meteorito foram recuperados na região e que cerca de 10 mil policiais estão procurando por mais destroços.

Leia mais: extra