Rss

terça-feira, 9 de abril de 2013

Capacete vibratório ajuda a guiar bombeiros pela fumaça

Sensores mandam sinais capazes de identificar paredes e obstáculos em combate a incêndios.


Capacete vibratório ajuda a guiar bombeiros pela fumaça (Fonte da imagem: As seen on the northwest guardian)
Um dos maiores problemas encontrados pelos bombeiros em combate a incêndios é a fumaça, visto que, dependendo de sua intensidade, é impossível enxergar o que está à frente. Para solucionar esse problema, pesquisadores da Universidade de Sheffild, na Inglaterra, desenvolveram um capacete equipado com sensores de ultrassom, capazes de calcular a distância entre os obstáculos e o capacete.
Bombeiros que trabalham em condições com pouca luminosidade ou ambientes cheios de fumaça receberão sinais vibratórios dos sensores e serão capazes de navegar por paredes e desviar obstáculos. O sensor é baseado em roedores que utilizam seus bigodes para detectar perigos próximos.
Capacete vibratório ajuda a guiar bombeiros pela fumaça (Fonte da imagem: Sheffield University)
Os pesquisadores do Centro de Robótica de Sheffield (SCentRo) esperam desenvolver uma versão mais leve do capacete para ajudar pessoas com problemas visuais.
O protótipo foi produzido após dois anos de pesquisa e foi apresentado no “Gadget Show Live”, no Centro de Exibição de Birmingham, Inglaterra, que ocorreu na semana passada.

Leia mais em: tecmundo