Rss

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Falsas fotos do furacão Sandy e memes circulam pelas redes sociais

Com o avanço do furacão Sandy pela Costa Leste dos Estados Unidos e com o surgimento dos primeiros estragos causados pela intempérie, começaram a surgir diversas imagens falsas sobre supostos incidentes envolvendo a tempestade nas redes sociais.
Já seguiu o TechTudo no Instagram? Procure nosso perfil: @techtudo_oficial
Estátua da Liberdade
A primeira foto que mais circula pelas redes sociais é da Estátua da Liberdade com uma tempestade gigante se formando em sua cabeça. O site Mashable apurou que a foto é, na verdade, uma montagem sobre uma imagem de uma tempestade em New York, tirada em 2004 pelo fotógrafo Mike Hollingshead.
Foto fake mais compartilhada pelas redes sociais do furacão Sandy  (Foto: Reprodução)Foto fake mais compartilhada pelas redes sociais do furacão Sandy (Foto: Reprodução)
Tempestade em 2004 (Foto: Reprodução/Mike Hollingshead)Foto original da tempestade em 2004 (Foto: Reprodução/Mike Hollingshead)
Um dos principais cartões postais dos Estados Unidos, a Estátua da Liberdade é, sem dúvida, o alvo preferido para a elaboração dessas imagens falsas. Além da mostrada acima, nesta outra foto a estátua estaria sendo atingida por ondas gigantes, quando, na verdade, é apenas uma cópia alterada da imagem utilizada na promoção do filme “The Day After Tomorrow” (“O Dia Depois de Amanhã”, em Português).
Em falsa imagem, Estátua da Liberdade é atingida por ondas gigantes (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Em falsa imagem, Estátua da Liberdade é atingida por ondas gigantes (Foto: Reprodução/Mashable))Em falsa imagem, Estátua da Liberdade é atingida por ondas gigantes (Foto: Reprodução/Mashable)
A imagem original faz parte da campanha promocional do filme The Day After Tomorrow (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: A imagem original faz parte da campanha promocional do filme The Day After Tomorrow (Foto: Reprodução/Mashable))A imagem original faz parte da campanha promocional do filme The Day After Tomorrow (Foto: Reprodução/Mashable)
Ponte George Washington
Outra imagem que tem circulado no Twitter sobre o furacão Sandy mostra nuvens extremamente carregadas supostamente sobre a Ponte Brooklyn. A mesma imagem encontra-se à venda no Getty Images desde 2009 sob o título “George Washington Bridge” (“Ponte George Washington”).
Imagem de 2009 utilizada como sendo do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)Imagem de 2009 utilizada como sendo do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)

Foto oficial disponível no getimages (Foto: Reprodução/getimages)Foto oficial disponível no Getty Images (Foto: Reprodução/Getty images)
McDonald’s inundado
Nem o McDonald’s se salvou do furacão Sandy. Ao mesmo é esta a ideia que uma imagem divulgada no Twitter quer passar. Mostrando diversos alimentos e móveis boiando na água, a mensagem afirma que a foto foi tirada em Virginia Beach.
Imagem mostra uma suposta lanchonete do McDonald's sendo inundada após a passage do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Imagem mostra uma suposta lanchonete do McDonald's sendo inundada após a passage do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable))Imagem mostra uma suposta lanchonete do McDonald's sendo inundada após a passagem do furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)
No entanto, a imagem é apenas uma captura do vídeo “Flooded McDonald’s” (“McDonald’s Inundado”, em Português), que mostra uma réplica de uma lanchonete da rede sendo inundada lentamente pela água.
A foto do tubarão "famoso" nadando ao lado do carro, com as ruas inundadas voltou a tona também. A Galileu já havia feito uma matéria desvendando a "farsa" sobre o mesmo tubarão que foi publicada na época do furacão Irene.
Foto falsa do tubarão nadando ao lado de um carro em uma avenida inundada em New York (Foto: Reprodução/Instagram)Foto falsa do tubarão nadando ao lado de um carro em uma avenida inundada em New York (Foto: Reprodução/Instagram)
Memes
Não é só de imagens falsas sobre o furacão que as redes sociais estão cheias. Como o pessoal não tem muito o que fazer, aproveitou para criar diversos memes sobre a tempestade que está afetando os Estados Unidos.
Um dos filmes mais falados e controversos da atualidade, “Ted” foi utilizado em um dos memes sobre Sandy. Na imagem, os protagonistas, que não gostam muito de trovão, dizem ao furacão “Dane-se, Sandy!” (em uma tradução não muito literal).
Protagonistas de “Ted” mandam um recado ao furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)Protagonistas de “Ted” mandam um recado ao furacão Sandy (Foto: Reprodução/Mashable)
A música do “Gangnam Style”, febre no mundo todo, também não foi poupada de virar um meme sobre o furacão. Na imagem, pode-se ler “’E se o Gangnam Style era uma grande dança da chuva e nós trouxemos esse furacão para nós?’”.
“Gangnam Style” vira meme sobre o furacão Sandy (Foto: Reprodução/O Globo)“Gangnam Style” vira meme sobre o furacão Sandy (Foto: Reprodução/O Globo)
Fotos de usuários no Instagram brincam com o furacão Sandy (Foto: Reprodução/Instagram)Fotos de usuários no Instagram brincam com o furacão Sandy (Foto: Reprodução/Instagram)
A Estátua da Liberdade recebeu uma edição no photoshop simulando o vento em sua "saia" (Foto: Reprodução/Instagram)A Estátua da Liberdade recebeu uma edição no Photoshop simulando o vento em sua "saia" (Foto: Reprodução/Instagram)
 Papo sério Obviamente não é só imagens falsas e memes que os usuários encontram nas redes sociais. A equipe do Twitter divulgou, no blog da empresa, uma listagem de perfis importantes que os usuários podem seguir para obter mais informações sobre o furacão Sandy.
A empresa criou, ainda, uma lista em seu perfil para assuntos governamentais @gov com informações de emergência e perfis locais para facilitar o acompanhamento das informações. Além disso, o Twitter deu dicas de como utilizar o serviço em situações de emergência, ensinando os usuários a como enviar mensagens via SMS e a seguir novos perfis também via mensagem de texto.

via  techtudo