Rss

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Google: como usar o buscador como calculadora

Além de encontrar o site ideal, o Google pode ser usado como uma calculadora bastante eficaz e rápida.

Google: como usar o buscador como calculadora (Fonte da imagem: Divulgação/Google)
O Google possui diversos comandos que são pouco conhecidos do público em geral. Além de encontrar páginas na internet, o mecanismo de buscas também pode trazer informações já filtradas para você, servindo, por exemplo, como conversor de medidas e moedas (confira 20 inches in cm) e até mesmo informando a previsão do clima para uma determinada cidade (acesse weather são Paulo).
Além disso, o Google também pode realizar cálculos matemáticos, funcionando como uma verdadeira calculadora. Para isso, basta realizar as operações com símbolos matemáticos com algumas adaptações para o teclado do computador. A principal mudança se dá, principalmente, nas contas de multiplicação e divisão, funções acessíveis por meio dos caracteres “*” e “/”. Veja os exemplos a seguir:
  • adição: 2 + 4;
  • subtração: 99 – 73;
  • multiplicação: 45 * 7; e
  • divisão: 89 / 3
Basta digitar uma dessas contas e pressionar Enter para que o Google a resolva por você. E lembrando um pouco da matemática aprendida na escola, podemos usar os parênteses para dar prioridade a algumas operações. Você pode, por exemplo, forçar o Google a realizar uma adição antes da multiplicação: (32+67) * 9.
Google: como usar o buscador como calculadoraUse parênteses para priorizar determinadas operações matemáticas (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Cálculos avançados

E o sistema aceita operações mais complexas. Para calcular uma exponenciação, utilize o acento circunflexo: 2^3, por exemplo, equivale a 2³, que resulta em 8. A raiz quadrada também está presente, mas sob a forma do comando sqrt(). Portanto, se quiser calcular a raiz de 9, por exemplo, basta digitar sqrt(9).
E nunca mais sofra com as contas de porcentagem. Se quiser saber quanto são 18% de R$ 999, basta digitar 18% of 999, pressionar Enter e esperar pelo resultado.
Google: como usar o buscador como calculadoraDigite o nome de constantes para usá-las em suas contas (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
Não se esqueça também de que o sistema aceita constantes como a velocidade da luz (“light speed”) e o número Pi (“pi”) como termos de uma operação. Se quiser saber, por exemplo, quanto é a metade da velocidade da luz, basta executar light speed / 2. Já o número Pi elevado ao quadrado seria representado como pi ^ 2.

Agora com interface gráfica

Em julho deste ano, a Google adicionou uma calculadora de 34 botões ao seu mecanismo de busca. Para acessá-la, basta realizar um cálculo simples e o resultado será exibido junto com a calculadora.
Google: como usar o buscador como calculadoraDesde julho, a calculadora do Google ganhou uma interface gráfica (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
Apesar de tanto botão destoar da linha de design simples e minimalista do Google, não há como negar que eles facilitam o uso dessas funções para muitas pessoas. Por isso, quando estiver em apuros para realizar uma conta na frente do PC, não saque o celular e nem execute a calculadora do Windows: acesse o Google. É muito mais prático.

Leia mais em: tecmundo