Rss

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pesquisadores chineses criam sistema operacional na nuvem

TranSO ainda está em fase inicial de desenvolvimento, mas pretende revolucionar a computação.

Pesquisadores chineses criam sistema operacional na nuvem (Fonte da imagem: Reprodução/Teletex)
Após a invenção de aplicativos, servidores de armazenamento e até mesmo jogos na nuvem, chegou a hora do seu sistema operacional também se tornar adepto dessa maravilhosa tecnologia. Conforme informou o site TG Daily, Yaoxue Zhang e Yuezhi Zhou, dois pesquisadores chineses da Universidade de Tsinghua, estão atualmente trabalhando em um SO que rodaria totalmente na nuvem.
De acordo com os criadores, o “TranSO” seria completamente hospedado em um servidor na nuvem e utilizaria o mínimo possível de códigos para iniciar o computador e se conectar à internet. A partir desse momento, partes do sistema operacional são baixados automaticamente conforme elas são necessários, em uma espécie de streaming de dados, evitando sobrecargas e fazendo com que o SO rode de maneira muito mais rápida e leve.
Os pesquisadores afirmam que o TranSO oferece os mesmos recursos de um sistema operacional convencional, tudo através de uma interface gráfica intuitiva. O próprio usuário pode desativar recursos que ele não deseja utilizar no momento, opção útil especialmente para hardwares de baixo desempenho.
“Já vimos vários aplicativos que rodam inteiramente na nuvem. Mas um sistema operacional assim é algo totalmente inédito”, afirmam. Mais informações sobre o TranSO devem ser reveladas em breve, na próxima edição da revista americana International Journal of Cloud Computing.

Leia mais em: tecmundo