Rss

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Justiça da União Europeia analisa certificado de garantia da Apple

Os certificados de garantia da Apple vão ser examinados nos 27 países da União Europeia. Viviane Reding, comissária europeia de Justiça, solicitou uma investigação para avaliar se a companhia de Cupertino menciona os direitos obrigatórios aos compradores de ter, pelo menos, dois anos de garantia contra defeitos em seus eletrônicos – incluindo Macs e aparelhos iOS.
AppleCare está em xeque na Europa (Foto: Reprodução)AppleCare está em análise na Europa
(Foto: Reprodução)
Em uma carta para os países membros da União, Reding explica que a Apple anuncia seus produtos com um ano de garantia de fábrica, porém não cita em momento algum que qualquer consumidor tem o direito de exigir uma garantia de, no mínimo, dois anos, segundo a lei europeia. A comissária de justiça vê esta prática como “inaceitável” e sugere que se considere algum tipo de punição à empresa norte-americana.
Esta não é a primeira vez que a Apple se vê com problemas judiciais por conta disso. A questão é bastante simples: na Europa, é obrigatório oferecer dois anos de garantia aos consumidores em compras de eletrônicos, independente de suas marcas. Porém, a empresa norte-americana só anuncia seus produtos com um ano de garantia e oferece mais tempo apenas para aqueles que optarem por pagar pelo seu seviço AppleCare.
Isso já causou um processo na Justiça da Itália, que rendeu à companhia de Tim Cook uma multa de € 900 mil (cerca de R$ 2,7 milhões), e agora parece estar próximo de gerar uma nova punição à empresa na Europa. A Apple, no entanto, se defende e explica que a lei do consumidor na Europa só diz respeito a produtos com defeitos de fábrica e não possíveis danos obtidos ao longo do tempo com o consumidor.

via techtudo