chegou às lojas. O jogo foi lançado para PCs, e no próximo dia 27, estreará no PlayStation 3 e Xbox 360, prometendo agradar a essa verdadeira legião de fãs. Mas um jogo não é popular à toa. Counter Strike teve boa parte de seus sucesso relacionado a uma jogabilidade simples, requisitos não tão pesados e um mar de curiosidade que cercam a série. Confira uma lista com dez delas.
Counter-Strike (Foto: Divulgação)Se a década de 90 ficou marcada pelos fliperamas, a partir do ano 2000 os jogadores encontraram um novo fenômeno relacionada a games: as lan houses. O objetivo dos estabelecimentos era disponibilizar computadores para que as pessoas pudessem ter acesso à Internet, quase sempre em banda larga.
CS sempre foi febre nas Lan Houses (Foto: Reprodução)2. Campeonatos mundiais e premiação em dinheiro
O fenômeno proporcionado pelo jogo da Valve gerou grandes competições de nível internacional, que inicialmente eram organizadas pelos próprios jogadores de CS.
Campeonatos valendo dinheiro são muito comuns (Foto: Reprodução)3. CT contra terroristas
A rivalidade existe em praticamente tudo. Desde política, religião e futebol, sempre vamos encontrar pessoas que defendem com unhas e dentes seus gostos o opiniões. E com CS não é diferente, uma vez que a possibilidade de escolher entre policiais e terroristas dividia grupos e times.
A eterna guerra entre CTs e Terroristas (Foto: Reprodução)4. Pulinho de aquecimento
No começo de uma partida, durante a compra de armas e acessórios, existe um tempo para que todos possam se equipar antes do início da partida. Nesse período, você não pode se movimentar e nem atirar, apenas pular.
O famoso pulo de aquecimento (Foto: Reprodução)5. Faquinhaaaa
Se no futebol, não há nada mais humilhante do que tomar aquele drible desconcertante do adversário, em Counter Strike a grande zoação fica por conta das mortes por facadas, popularmente conhecidas como “faquinhaaa”.
Faca utilizada em Counter-Strike (Foto: Reprodução)6. Camper
Odiados por muitos, eles se consideram os reis da estratégia. Os campers são aqueles jogadores que, ao invés de “dar as caras” e partirem para o combate sedentos, ficam estrategicamente escondidos esperando um inocente e desavisado adversário cruzar o seu caminho.
Ilustração divertida para a definição de Camper (Foto: Apir.org)A maioria acha errada essa atitude, enquanto outros acham válido. A verdade é que ela quase nunca é eficaz, uma vez que o jogador que opta por se esconder durante boa parte da partida não consegue encontrar tantas vítimas quanto os outros que correm para o confronto direto.
7. Headshot
Mais uma vez comparando o jogo com o futebol, o Headshot é aquele tiro na cabeça fatal, que instantaneamente elimina o adversário na partida. O movimento é tido como aquele gol de placa na gíria futebolística, e rende aplausos e muita comemoração do grupo.
Headshot (Foto: Reprodução)8. Mapa favela
Assim que o fenômeno CS se espalhou, logo vieram os populares mods. Esses são modificações ilegais no jogo que podem ser desde novos cenários, a modificações nas armas ou na energia dos jogadores. Entre elas, uma das mais populares foi o chamado mapa Favela, ou “cs_rio”, que consistia em tentar reproduzir uma favela carioca dentro do jogo.
Mapa do Rio de Janeiro sempre foi popular no jogo (Foto: Reprodução)9. Mapa Vila do Chaves
E se o mapa Favela era popular pela quantidade de ilegalidades que ele carregava, o mapa Vila do Chaves ficou famoso pela similaridade com o cenário da famosa série mexicana. Nele, os jogadores trocavam tiros em plena pacata vila do personagem de Roberto Goméz Bolaños.
A vila do Chaves em CS (Foto: Reprodução)

