Rss

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mozilla Firefox 15.0

Versão do Firefox saída do forno consome menos memória e tem suporte nativo para PDF e menus no formato de abas.


Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares da web e o principal produto da Fundação Mozilla, a sua mantenedora.
O aplicativo, além de figurar como um dos principais browsers do mundo, é costumeiramente apontado como o mais bem-sucedido projeto de software livre do planeta.
O browser acaba de ganhar sua 15ª versão, dando sequência ao projeto de pequenas atualizações em períodos curtos de tempo em vez de grandes novidades em grandes intervalos.
Nessa edição recém-saída do forno, o Firefox recebeu melhorias no suporte para a linguagem HTML 5, passou a ser compatível com a terceira geração do protocolo SPDY, recebeu novos elementos e ferramentas para desenvolvedores e teve uma redução no consumo de memória por parte dos complementos instalados.

Além disso, o Firefox ganhou um mecanismo de apresentação dos seus menus de configuração no formato de abas e o suporte nativo para arquivos PDF – embora esse recurso esteja desabilitado por padrão.

O que surgiu nas últimas versões

Nova tela inicial

A primeira mudança que você perceberá no Mozilla Firefox, a partir da sua 13ª versão, é reformulação da sua tela inicial. Agora, a página aberta por padrão pelo navegador conta com atalhos para os principais recursos do browser – incluindo favoritos, histórico de navegação, downloads, complementos instalados, sincronização de preferências e opções gerais do programa.
Isso significa que com um único clique você pode acessar qualquer uma dessas áreas do navegador e configurá-las de acordo com a sua necessidade – algo que nenhum outro browser permite com tanta facilidade.

Acesso facilitado às páginas mais visitadas

Outra ferramenta do navegador da raposa que recebeu melhorias foi a página “Nova aba”, a qual passou a ter um mecanismo similar ao Speed Dial, do Opera, e à “Nova guia”, do Google Chrome.

Com isso, toda vez que você abrir uma nova aba no Firefox, é exibida uma grade com miniaturas dos sites mais visitados por você. Além disso, é possível determinar que alguns desses thumbnails fiquem permanentemente em exibição nessa grade.

Restauração da última sessão

O Mozilla Firefox também ganhou um método simplificado para que a última sessão de navegação seja restaurada. Assim, você pode fechar o navegador com várias abas abertas que, com o clique de um botão, todas as páginas são reabertas automaticamente.
Esse recurso não opera somente quando o browser é finalizado indevidamente, com a queda de energia ou travamento do sistema operacional, por exemplo. Sempre que você quiser visitar os sites que estavam ativos na sua última navegação, basta pressionar o mecanismo “Restaurar sessão anterior” da tela inicial do navegador.

Restaurar o navegador para o estado inicial

O browser da Fundação Mozilla também recebeu a implementação de uma ferramenta para reiniciar as configurações padrão do aplicativo. Pressionando um botão, o navegador é restaurado por completo, retomando as suas preferências originais.
Para encontrar esse recurso, você deve digitar “about:support” (sem aspas) na barra de endereço do Firefox e pressionar a tecla Enter. Na página aberta, você encontra o botão “Restaurar Firefox”. O browser da raposa ainda teve o suporte para o protocolo SPDY habilitado e a execução experimental de elementos ECMAScript 6 Map adicionada ao seu portfólio de funcionalidades.

Integração entre plataformas

Um aperfeiçoamento relevante realizado na décima quarta versão do Firefox foi a implementação de um mecanismo que permite a sincronização das atualizações tanto do seu navegador para computadores quanto para aparelhos portáteis, como smartphones e tablets. Assim, você pode acessar conteúdos em diferentes momentos independentemente da plataforma que esteja usando.

Maior segurança durante as pesquisas

Uma melhoria interessante promovida para o browser da raposa é que o serviço de buscas da gigante de Mountain View passa a ter suporte para conexões baseadas no protocolo SSL (Secure Socket Layer) – o qual é percebido quando a URL de um site apresenta HTTPS. Com isso, você deve ter maior privacidade e segurança enquanto realiza pesquisas pelo Google.

Gerenciamentos dos complementos

Outra novidade do Mozilla Firefox 14 é a possibilidade de gerenciamento do funcionamento dos complementos. Isso significa que é você quem determina quando as extensões instaladas devem começar a funcionar. Com isso, o consumo de memória desnecessário, ocasionado por softwares abertos e que não estão sendo usados, deve diminuir.
Contudo, essa funcionalidade está inativa por padrão. Para acioná-la, você deve digitar “about:config” (sem aspas) na barra de endereço e pressionar a tecla Enter. Em seguida, aceite as advertências apresentadas pelo browser sobre os riscos de você alterar qualquer um dos recursos apresentados nessa lista.

Feito isso, encontre a entrada “plugins.click_to_play” (sem aspas) e dê duplo clique sobre ela – configurando-a de “False” para “True”. Finalizado esse procedimento, você pode fechar essa página, pois o mecanismo de gerenciamento de plugins já está ativo.

Atenção também para a Maçã

Quem utiliza o Mac OS X Lion também ganhou uma boa notícia: o Firefox passou a contar com o modo de tela cheia – algo extremamente útil principalmente para quem possui um MacBook. Além disso, a versão do navegador para o SO da Apple tem a função autocompletar na sua barra de endereço.

Melhorias para desenvolvedores

Os desenvolvedores de sites e serviços online que usam o Firefox, geralmente, incrementam o navegador com o complemento Firebug, uma ferramenta que possibilita a identificação e eliminação de erros de programação ou edição – além de permitir o monitoramento de CSS, HTML e JavaScript presentes em qualquer página da internet.

Com a nova versão do navegador, esse “buraco” suprido por essa extensão foi tapado. O browser da Mozilla também recebeu um sistema extremamente prático para a depuração dos seus sites e blogs, por exemplo. Para ativar esse mecanismo nativo, você deve clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer ponto da página aberta e selecionar a opção “Inspecionar elemento”.
O grande atrativo desse recurso é sem dúvida a sua integração com a engine 3D do navegador, permitindo que você visualize as camadas das páginas exploradas com uma perspectiva tridimensional completamente manipulável.
Além disso, o inspecionador de elementos passou a contar com uma nova camada de visualização, a qual informa as dimensões, como altura e largura, exatas de cada componente de uma página. Com isso, você é capaz de ter uma noção melhor do espaço ocupado por cada imagem, caixa de texto, menu de seleção e outras partes do seu site ou blog.
Veja as páginas criadas em diferentes resoluções.
O Mozilla Firefox ainda ganhou uma ferramenta chamada “Modo de design adaptável”. Com ele, é possível redimensionar qualquer página com diferentes resoluções pré-definidas pelo navegador. Para acioná-lo, você pode clicar no botão “Firefox”, posicionar o mouse sobre “Desenvolvedor web” e selecionar o modo já mencionado ou simplesmente realizar a combinação Ctrl+Shift+M.

Configuração no formato de abas

Mais uma novidade do browser da raposa é a implementação do formato de abas também para os seus menus de configuração – algo parecido com o que já acontece no Google Chrome. Assim, a partir de agora você pode definir as suas preferências diretamente de guias abertas no navegador, sem precisar abrir janelas externas.
Navegação em abas nos menus de configuração.
Contudo, essa função não está habilitada por padrão. Para ativá-la, você precisa digitar about:config na barra de endereço e pesquisar por “browser.preferences.InContent” (sem aspas). Dê duplo clique nesse item para ajustar seu valor para “true”.

Leia mais em: baixaki