Rss

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Duelo quad core: Galaxy S III vs Optimus 4X HD

Colocamos os aparelhos mais potentes do mercado brasileiro no ringue



Benchmark Quadrant Standard (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho


Galaxy S III
5.332

Optimus 4X HD
3.799

Razr Maxx
2.850


Benchmark Vellamo (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Galaxy S III
1.709

Optimus 4X HD
1.583

Razr Maxx
1.372


Benchmark AnTuTu Benchmark v2.8.2 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Galaxy S III
10.699

Optimus 4X HD
10.919

Razr Maxx
5.217


Como as especificações indicam, o desempenho dos aparelhos foi altíssimo nos testes do INFOlab, superando todos os concorrentes. A principal diferença entre eles é a tecnologia empregada em cada SoC (system on a chip). O Tegra 3 (Optimus 4X) trabalha em 40 nanômetros, enquanto o Exynos (S III) opera em 32 nanômetros. Mesmo com um processador de 1,5 GHz, o Optimus 4X não superou os 1,4 GHz de seu concorrente. Nos dois aparelhos, engasgos com transições e lentidão nas apps são cenários inexistentes.



Interface do Galaxy S III (acima) e do Optimus 4X HD



Com sensores similares à disposição do sistema, a adaptação da interface realizada pela Samsung é muito superior à da LG em vários aspectos. Deixando o lado “humanizado” de lado, que só faz irritar com os barulhos de gota, o casamento entre hardware e software foi muito bem arquitetado no S III. O aparelho possui vários atalhos que podem ser acessados com movimentos do usuário. Mesmo que o Optimus 4X consiga reproduzir alguns deles, como virar o celular com a tela para baixo para interromper sons (chamadas, etc), os recursos são bem mais limitados e menos intuitivos.

Um ponto favorável para o aparelho da LG são as alterações singelas na estrutura e layout do sistema. A mudança mais significativa é a adoção de uma escala de cores mais claras, afastando o Optimus 4X do estilo padrão do Android 4.


É importante salientar que os dois aparelhos oferecem recursos muito interessantes a seus usuários. Os dois ocupam uma posição de destaque no mercado brasileiro, já que são os aparelhos mais completos. Para os dois, nossa maior crítica é a ausência de conexão nativa HDMI e botão dedicado para a câmera, recursos que o Xperia S não esqueceu.

Como o investimento necessário para levar um desses aparelhos para casa é parecido (1.999 para o LG e 2.099 para o Samsung), o Galaxy S III é uma compra mais interessante. Além de obter um melhor resultado com seu hardware em nossos testes, um sistema mais versátil e prático fazem dele o campeão em território nacional.

Não fique com dúvidas, clique nas imagens abaixo e acesse o review completo de cada um.



S III - Nota 9,4




Optimus 4X HD - Nota 8,8