Rss

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

11 tecnologias que os carros de 2013 vão receber

Com foco na prevenção de acidentes e economia de combustível, tecnologias prometem facilitar a vida dos motoristas.


Os carros utilizam cada vez mais tecnologias, e os benefícios dessa relação são os mais variados: aceleração e frenagem mais eficientes, redução de ruído e de poluição e veículos conectados são apenas alguns exemplos.
Por isso, trouxemos este material especial para você, leitor que gosta de tecnologia, de carros e também da união de ambos. O tema foi destaque na edição de número 40 da publicação How It Works, e você confere os destaques a partir de agora.

1. Controle de cruzeiro

O EyeSight, sistema desenvolvido pela Subaru, monitora o tráfego adiante e faz com que um veículo mantenha uma distância segura. Ao se deparar com um carro mais lento à frente, a velocidade do automóvel equipado com a tecnologia é ajustada automaticamente.
11 tecnologias que os carros de 2013 vão receber (Fonte da imagem: divulgação/Subaru)

2. Freio anticolisão

Outro destaque do EyeSight é o subsistema contra colisões, que monitora todos os carros à frente por meio de câmeras montadas no para-brisa. Caso um veículo pare bruscamente, o EyeSight analisa a distância e emite um aviso. Se o motorista não reagir, os freios são acionados automaticamente.

3. Sistema contra zigue-zague

O EyeSight também analisa as faixas da pista, alertando o motorista que não estiver dentro do espaço designado. O sistema também não deixa passar se o carro fizer zigue-zague, o que é interpretado como sinal de cansaço. Nesse caso, o motorista é alertado por mensagens e sons também.

4. Controle de aceleração

Esse detalhe do EyeSight é capaz de cortar o acelerador de um carro em situações nas quais um veículo à frente reduz sua velocidade, mesmo que o motorista do carro de trás não tenha se dado conta a tempo.

5. Conexão Wi-Fi

Se depender da BMW, os carros terão conexão com a internet de alta velocidade. Com o sistema da montadora alemã, no carro fica um hotspot que utiliza um cartão LTE (Long Term Evolution, um padrão de redes móveis de comunicação).
O ponto de acesso tem também uma bateria e uma antena que possibilitam sua utilização por até 30 minutos fora do carro. Além disso, uma unidade USB permite a utilização autônoma do dispositivo, sem necessidade da bateria ou de alguma fonte de energia do carro.
11 tecnologias que os carros de 2013 vão receber (Fonte da imagem: divulgação/Mercedes-Benz)

6. Economia de combustível em meio ao trânsito

De acordo com a publicação How It Works, estima-se que 7,2 bilhões de litros de combustível foram desperdiçados em 2011 pelo simples fato de os carros ficarem parados no trânsito. Contra isso, o modelo 2013 do Ford Fusion tem um sistema que corta o motor quando o veículo se encontra parado.
O Start-Stop, como é chamado, suspende a atividade do motor quando o motorista usa o freio e a reativa quando o mesmo pedal é solto.  O sistema tem ainda outras armas contra o excesso de consumo, como a manutenção da temperatura do motor.

7. Cancelamento de ruídos

Outro destaque da Ford que também está no Ford Focus 2013 é o Active Noise Cancellation (ANC), sistema que reduz continuamente ruídos vindos do motor do veículo e das ruas também. O segredo? Vários microfones e um sistema de controle anexado ao sistema de áudio do carro. Essa combinação gera ondas que se opõem àquelas que carregam os ruídos externos.
11 tecnologias que os carros de 2013 vão receber (Fonte da imagem: divulgação/Ford)

8. Abertura de portas por proximidade

A Ford também tem um sistema que substitui as chaves comuns de um veículo por uma chave especial capaz de abrir o carro por proximidade.

9. Uso dinâmico de combustível

A Audi é outra montadora que quer economizar combustível. Uma solução é seu sistema de gerenciamento que desativa certos cilindros do motor quando estes não estão em uso.


10. Boa visão mesmo em condições adversas

Disponível no Mercedes-Benz SL Roadster 2013, o sistema Magic Vision Control ajusta os limpadores do para-brisa conforme o clima e a situação. Por exemplo: em caso de gelo e neve, eletricidade é utilizada para aquecer tanto os limpadores quanto seus fluidos.
11 tecnologias que os carros de 2013 vão receber (Fonte da imagem: divulgação/Daimler)

11. Integração com a Siri, da Apple

Durante o WWDC 2012, que aconteceu no último mês de junho, o então vice-presidente de Software para iOS da Apple, Scott Forstall, apresentou um novo recurso do assistente Siri que o integra a automóveis, batizado de Eyes Free.
Desde então, a Apple vem trabalhando com montadoras para implantar o sistema, que permite aos motoristas “conversar” com o assistente. Os modelos Spark e Sonic, da Chevrolet, já contam com a tecnologia.
11 tecnologias que os carros de 2013 vão receber (Fonte da imagem: Reprodução/EVDOinfo)

Bônus: o Cadillac ATS 2013, um sedã altamente tecnológico

A publicação da How It Works também destaca o Cadillac ATS 2013, que conta com recursos avançados e muita tecnologia, começando pelo para-brisa laminado que reduz ruídos sonoros externos.
A grade desse modelo distribui o vento pelo exterior do veículo, otimizando sua eficiência aerodinâmica. O motor é preso com travas superfortes de magnésio, o que resulta em mais firmeza e uma significante redução de peso.
O modelo conta ainda com uma estrutura de alumínio que, apesar de superleve, é muito resistente, resultando em economia de combustível. Ademais, o sistema ABS de quatro canais oferece mais segurança durante as frenagens.
11 tecnologias que os carros de 2013 vão receber (Fonte da imagem: divulgação/Cadillac)

Leia mais em: tecmundo