Se você nunca aprendeu a lançar um bumerangue, aproveite a chance e construa um modelo simples e prático utilizando apenas um pote de sor...
About
https://www.youtube.com/
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
8 apostas para o novo Xbox
16:58
Coletamos os principais rumores para filtrar quais devem ser as configurações de software e hardware do novo console.
Depois de tantos boatos, parece que o Xbox 720 finalmente verá a luz do
dia. Especulado para ser anunciado durante a E3, o novo console vem
despertando a curiosidade dos jogadores e deixando muitos se
questionando quanto ao potencial que a Microsoft está preparando para a
próxima geração do video game.
Nós, como jogadores, também estamos perseguindo cada novo rumor para descobrir tudo o que pode aparecer no Durango
(codinome do Xbox 720). Reunimos as principais apostas dos sites
especializados para mostrar quais componentes e softwares devem fazer
parte do novo console da Microsoft. Se você também é fã deste video
game, vale acompanhar nosso texto.
Windows 8
O mais recente sistema operacional da Microsoft veio como uma solução
para unificar os tantos dispositivos da companhia. Lançado para
computadores, tablets e smartphones (em uma versão adaptada), o mais
recente software da empresa conquistou com suas novidades que facilitam o
uso dos recursos e agradam pelo visual.
Muitos sites já cogitaram que o novo Xbox pode trazer o Windows 8
como sistema operacional. Caso isso venha a acontecer, não veremos uma
versão idêntica à dos computadores, pois o software completo é recheado
de recursos que são inúteis para os jogos (o principal foco do produto),
e as tantas funcionalidades atrapalhariam o desempenho do aparelho.
Apesar de chegar com limitações ao console, o Windows 8 adaptado pode
trazer uma interface muito parecida com a que vemos nos computadores. O
esquema de tiles é perfeito para usar com controles ou com o Kinect.
Nova interface e softwares
Mesmo que seja muito parecido, o Windows 8 do novo Xbox teria seus
diferenciais para facilitar a navegação através dos recursos essenciais
para jogatina. Isso quer dizer que não teríamos um Menu Iniciar idêntico
ao dos PCs, tampouco uma tela de apps semelhante à do Windows Phone 8.
Considerando a adoção do Windows 8 no Durango, podemos apostar que o
novo video game trará uma série de aplicativos da Microsoft. Para
reprodução de arquivos multimídia, por exemplo, o aparelho utilizaria o
Windows Media Player (talvez uma versão adaptada e com os principais
codecs já instalados).
Para a web, o Internet Explorer seria o programa-padrão
(provavelmente uma versão parecida com a do Windows 8 e compatível com o
Kinect). O sistema de conversa também deve ser um pouco diferente.
Conforme notícia do VG24/7,
depois de comprar o Skype, é natural acreditar que a Microsoft use seu
software para realizar conversas de texto, áudio e vídeo na Xbox LIVE.
Uma central multimídia
Além de todas essas alterações no software, pode ser que a Microsoft
invista em uma compatibilidade maior com múltiplos formatos de áudio e
vídeo (ainda mais se considerarmos que o Steam Box, futuro PC de games
da Valve, pode representar alguma ameaça ao domínio do Xbox).
Além da possível introdução de um drive Blu-ray, o novo Xbox pode ser
compatível com uma série de aplicativos, isso sem considerar os
clássicos Netflix, YouTube e outros. Essa gama de softwares serviria
para transformar o console em um computador de jogos.
O mais curioso, no entanto, é que segundo a notícia do VG Leaks,
o Durango vai trazer uma entrada HDMI (sim, um conector para você
plugar algum aparelho que envie conteúdo para o Xbox). Apesar de nada
estar confirmado, acreditamos que o video game traga funcionalidades
para receber o conteúdo de TVs a cabo, oferecendo inclusive a gravação
de conteúdo.
A versão final do SmartGlass vem aí
O SmartGlass
não foi uma grande revolução, mas ele chegou ao Xbox 360 oferecendo
funcionalidades complementares para a jogatina. Por se tratar de um novo
recurso, não duvidamos que ele seja melhorado e ofereça novos recursos
para o Xbox 720.
Acreditamos sinceramente que a Microsoft pode usar sua tecnologia
para criar algo semelhante com o que é possível com o controle-tablet do
Wii U. Basicamente, você poderia usar qualquer tablet equipado com
Windows 8 para executar seus jogos à distância.
Da mesma forma que a Nintendo oferece comandos diferentes no tablet, a
Microsoft poderia trabalhar, em parceria com as desenvolvedoras, para
criar um novo conceito de jogatina. Considerando a presença do Kinect,
você poderia ter uma interação ainda maior com os games.
Kinect 2
Pode ser que você não goste muito do acessório, mas, considerando os
dados mais recentes (que totalizam a impressionante quantia de 18
milhões de unidades), a Microsoft não deve abandonar o Kinect no Xbox
720. Conforme a notícia do CVG, alguns desenvolvedores já estão testando a próxima versão do dispositivo de captura de movimento do Xbox.
Pois é, temos quase certeza que o Durango trará uma versão evoluída
do Kinect, mas resta saber se o acessório será embutido no video game ou
se ele continuará como um periférico conectado a uma porta do console.
Em teoria, o Kinect 2 deve trazer sensores mais precisos, uma lente capaz de captar mais pixels e um sistema de hardware mais eficiente.
IllumiRoom
Falando em periféricos, outra aposta para o Xbox 720 é o IllumiRoom. Apresentado durante a CES 2013,
o novo acessório deve expandir a jogatina para fora da tela. Apesar de a
Microsoft não confirmar nada, duvidamos muito que o novo produto seja
apenas um conceito.
Considerando o poder de processamento do novo console, não é de se
duvidar que o novo dispositivo venha para ampliar a sensação de imersão
no game. Inclusive, se o Durango não suportar a resolução 4K, essa
novidade seria capaz de compensar um pouco a falta dos gráficos em
altíssima qualidade.
E o hardware?
Depois das centenas de rumores, fica difícil saber no que acreditar.
Contudo, os rumores mais recentes apontam para uma única direção, sendo
que o VG Leaks,
site especializado no assunto, diz ter obtido as especificações
verdadeiras do produto. Confira as supostas configurações de hardware do
Xbox 720:
CPU
Processador AMD x64 com 2 módulos (4 núcleos em cada um);
8 GB de memória RAM DDR3 (largura de banda de 68 GB/s);
32 MB de memória ESRAM (largura de banda de 102 GB/s);
Largura de banda combinada de 170 GB/s;
HD sempre presente;
Compatibilidade com discos Blu-ray de 50 GB.
Outros detalhes
Rede Gigabit;
Wi-Fi e Wi-Fi Direct;
Codecs próprios para imagem, vídeo e áudio;
Hardware para cancelamento de eco múltiplo canal (MEC) do Kinect;
Criptografia avançada.
Se essa realmente for a configuração do Xbox 720, podemos esperar
gráficos tão bons quanto os que Crysis 3 garante nos PCs. Tanto o
processador quanto o chip de vídeo são capazes de trabalhar com
resoluções Full HD e uma série de filtros.
Pode parecer que 8 GB é um exagero, mas na verdade é um valor
razoável que deve garantir uma vida longa ao console. A memória do Xbox
720 deve ser dividida, sendo que 1 GB deve ficar disponível apenas para o
sistema gerenciar processos, dados do Kinect e do IllumiRoom.
Design
O interior do Xbox 720 não deve ser tão diferente do que já
comentamos, mas, pensando fora da caixa, não temos imagens conceituais
que possam sugerir um design aceitável para a parte externa do produto.
A maioria das imagens divulgadas na web são muito fictícias ou muito
semelhantes ao Xbox 360.
Talvez, considerando a proposta simplista adotada recentemente pela Microsoft,
pode ser que o visual do Xbox 720 não seja tão mirabolante. Apostamos
em algo mais quadrado, com poucas curvas e conexões de fácil acesso. É
bem possível que a fabricante abandone as conexões antigas do Xbox 360 e
invista nos padrões mais comuns de áudio e vídeo.
Enfim, por enquanto, não podemos garantir que nada disso faça parte
do Durango, mas são as apostas mais sensatas. Você acha que o Xbox 720
vai dar um grande salto se comparado ao seu antecessor? Concorda com
nossas apostas? Deixe seu comentário.