Rss

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

NASA revela como a poluição recorde na China é vista do espaço

Imagens de satélite mostram a assustadora nuvem de poeira que paira sobre Pequim.

NASA revela como a poluição recorde na China é vista do espaço (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
A poluição do ar em Pequim alcançou níveis recordes esta semana, obrigando as autoridades locais a tomar uma série de medidas de emergência para assegurar o bem-estar da população. E, para que você tenha uma ideia do tamanho do problema que eles estão enfrentando por lá, confira as imagens de satélite acima, divulgadas pela NASA.
De acordo com a agência espacial, as imagens foram capturadas com 11 dias de intervalo — nos dias 3 e 14 de janeiro —, e mostram o “antes” e o “depois” do problema ser detectado. Ainda de acordo com a NASA, a camada de neblina, poeira e partículas presentes no ar tornou a cidade de Pequim invisível aos satélites, e as tonalidades cinza e amarelada que podem ser vistas nas nuvens representam a poluição.
Contudo, o mais assustador é que nenhuma das imagens foi capturada durante os dias de maior poluição. Segundo a agência norte-americana, no dia 14 — data em que a segunda imagem foi tomada — o índice de qualidade do ar chegou ao perigoso nível 341, bem abaixo do inacreditável nível 775 registrado dois dias antes! Você pode visitar o site da NASA para comparar as imagens com mais detalhes através deste link

Leia mais em: tecmundo