Não é de hoje que o PlayStation 3 e o Xbox 360 vêm apresentando sinais de desgastes. Agora, com Sony e Microsoft preparando os anúncios dos próximos consoles, podemos ver que esses produtos já estão em seus dias finais. Ainda que possam perdurar por muitos anos, ambos têm chances de começar a empoeirar com a chegada dos sucessores.
Ao mesmo tempo em que os dois enfraqueciam, o PC atuava magistralmente como plataforma de jogos, — ao menos para quem tinha dinheiro para investir nos componentes de hardware. No último ano, grandes títulos desembarcaram nos computadores e aproveitamos os novos games com uma ferramenta bem interessante: o Steam Big Picture.
PlayStation 4 e Xbox 720
Recentemente, a Sony revelou o Destination PlayStation 2013, evento programado para fevereiro que deve trazer o anúncio do PlayStation 4. Não demorou muito para surgirem boatos de que o novo Xbox será exibido na E3 deste ano.Conforme os tantos rumores, os novos consoles podem ser lançados ainda em 2013 ou, no máximo, 2014. Hardware, software e outros detalhes ainda são bem duvidosos, considerando a enxurrada de notícias que surgem a respeito do assunto.
(Fonte da imagem: Reprodução/PSM3)
Claro, temos muito chão até o lançamento dos novos video games, o que
garante a nós, jogadores, um bom tempo para aproveitar os tantos jogos
já lançados e algumas grandes promessas que vão chegar em breve.Entretanto, quando os novos consoles chegarem, é provável que tenhamos uma diminuição na quantidade de títulos para esses produtos. É só lembrar-se do PlayStation 2 e do Xbox. Tudo bem, os atuais consoles estão consolidados, populares e não vão ser abalados com facilidade, mas os computadores podem ter muita chance de sucesso neste ano e no próximo.
O Steam pode colocar o PC no topo
O serviço de comércio online da Valve começou de forma tímida, mas, em pouco tempo, ele conquistou uma legião de pessoas que buscavam uma forma legal e acessível para baixar jogos. Hoje, o Steam ganha notoriedade pela imensidão de títulos ofertados, pelas promoções constantes e por suas inovações que vêm trazendo mais jogadores para os PCs.
(Fonte da imagem: Reprodução/Polygon)
É provável que você já tenha ouvido algo a respeito do futuro
computador de jogos da Valve, o Steam Box, que recentemente foi
confirmado pela companhia. O PC que leva o codinome “Bigfoot” teve um
protótipo (o Piston
da Xi3) exibido durante a CES 2013, e parece que ele vai sair ainda
este ano. O melhor de tudo? Ele vai proporcionar experiência similar à
dos consoles.Linux: o futuro da jogatina no PC?
O sistema mais livre do mundo também é um dos mais desprezados. Em parte, as pessoas não adotam ao software por conta das complicações que existem na usabilidade, mas outro ponto que impede a popularização do Linux é a falta de aplicativos e jogos.Quer dizer, esses eram problemas que existiam, mas que já vêm sendo corrigidos pelo Ubuntu. Agora, no entanto, o sistema ainda tem chance de se tornar a plataforma de games do futuro, ao menos é o que pode acontecer se a Valve cumprir suas promessas.
Depois de liberar uma versão do Steam e lançar o código da engine Source para Linux, investir no modo Big Picture e anunciar o PC que vai popularizar os computadores como máquinas de jogos, a empresa líder de vendas em jogos virtuais resolveu adotar o Linux como sistema do Steam Box.
(Fonte da imagem: Reprodução/Steam Community)
Em parte, a decisão da Valve ocorreu por conta da loja do Windows 8
que poderia roubar o posto do Steam, mas, de certa forma, a mudança
também foi tomada para baratear o futuro PC de jogos da companhia.Por outro lado, devemos considerar que tal opção pode ser um tiro no pé, visto que ainda não está muito claro como será a transição para a tecnologia OpenGL e se os desenvolvedores terão interesse em investir uma boa grana para criar duas versões de um mesmo jogo.
Outras cartas na manga
Pode ser que o Steam não seja a aposta certeira, mas também ele não é o único trunfo dos computadores. É difícil que grandes empresas (como a AMD e a NVIDIA) deixem de dar apoio ao segmento que as levou até onde estão atualmente. Além disso, devemos lembrar que as desenvolvedoras ainda trabalham com PCs para a criação de jogos e engines.Algumas companhias, como a Crytek, sempre deram atenção especial aos desktops. O melhor exemplo é o recente Crysis 3, jogo que conta com uma engine muito avançada que só pode ser totalmente aproveitada com o DirectX 11. Claro, essa novidade será levada aos futuros consoles, mas por ora o computador leva vantagem.
Falando especificamente da NVIDIA, podemos notar que, além de oferecer novos produtos de hardware, a empresa vem pensando em meios de aproveitar o potencial dos computadores de forma diferenciada. Um exemplo disso é o Project Shield, que poderá aproveitar o poderio das máquinas para rodar games de ultima geração através de uma rede sem fio.
Consoles correndo atrás do prejuízo
O PC sempre levou uma enorme vantagem sobre os consoles: a versatilidade. Além de serem superiores em hardware e software, os computadores oferecem liberdade de escolha (e variedade) de componentes, sistemas e jogos.Observando esse leque de opções dos computadores, Sony, Microsoft e Nintendo começaram a correr atrás do prejuízo. Tanto a inclusão de novos softwares quanto a melhoria das lojas foram passos dados depois que as fabricantes notaram que os jogadores que usam o PC como plataforma de games não ficam restritos as experiências de jogos.
(Fonte da imagem: Reprodução/Netflix)
Imitando o modo de atuação do Steam,
as redes PlayStation Network e Xbox LIVE apelaram para a venda de
títulos mais robustos (há jogos que completos que ocupam quase 20 GB em
disco, algo que era raro antigamente), promoções e uma série de recursos
que incentivam o jogador a adotar as compras online.Além disso, recentemente notamos que os três consoles (incluindo o Wii U) não ficaram de fora da moda dos aplicativos. Os jogadores agora podem acessar o YouTube, o Netflix e outros tantos serviços populares sem precisar usar os navegadores rudimentares dos aparelhos. A experiência de uso ainda está longe da que temos no PC, mas os consoles estão na corrida.
Nada é certo
Com esse tanto de considerações, podemos prever que o futuro é totalmente imprevisível. Assim como o PC tem cartas na manga, os video games ainda são os produtos dominantes na área de jogos. Pode ser que a Valve aproveite bem a mudança de geração dos consoles para conquistar os jogadores com seu PC compacto.Ainda devemos considerar que outros competidores estão chegando para deixar a concorrência mais acirrada. O OUYA é o melhor exemplo de produto barato que fascinou a mente de muitos jogadores e que poderá oferecer diversão a baixo custo. Além desse console, temos os smartphones e tablets que não param de ganhar espaço.
Enfim, a guerra pode não ser definitiva neste ano, mas certamente teremos um importante capítulo desta batalha entre PCs, consoles e portáteis. Você acha que a Valve tem chance de triunfar com o Steam Box e sua famosa loja de jogos? Qual é sua aposta para a próxima geração? Deixe sua opinião!