Rss

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nova York substitui 250 telefones públicos por telas sensíveis ao toque

A cidade de Nova York substituiu 250 cabines telefônicas públicas por uma rede de telas sensíveis ao toque com diversos serviços aos cidadãos. Nos novos equipamentos, o usuário tem acesso a recursos de localização, espaço para anunciantes da vizinhança, avisos de emergência e, claro, de comunicação.
Cabines telefônicas começam a ser substituídas por telas sensíveis ao toque (Foto: Divulgação)Cabines telefônicas começam a ser substituídas
por telas sensíveis ao toque (Foto: Divulgação)
O projeto está sendo testado há alguns meses na cidade, mas foi o desastre causado pelo furacão Sandy que comprovou a importância da tecnologia. Um dos usos previstos das novas cabines será o de coordenar os moradores da cidade em situações de emergência, passando informações sobre o que acontece nas imediações, quais rotas de escape são as mais seguras e o status dos serviços públicos.
Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!
A cabine continua realizando ligações telefônicas, mas, na eventualidade de uma catástrofe, o equipamento oferecerá também um novo sistema de comunicação para emergências. Através dele será possível alertar autoridades sobre ocorrências na região e pedir ajuda mais rapidamente do que telefonando para as congestionadas linhas do 911, o serviço de emergência norte-americano.
Outro uso interessante para as novas cabines é o incentivo ao comércio e aos serviços locais. Um morador ou turista poderá acessar um dos aparelhos e encontrar ofertas e cupons de descontos para usar em estabelecimentos nas imediações. Para isso, basta parear o smartphone e a cabine via Bluetooth ou obter o cupom via QR Code.

via techtudo