Rss

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Veja dicas para manter equipamentos funcionando sem energia elétrica

O que fazer quando o fornecimento de energia acaba e você precisa estar conectado? O TechTudo preparou este artigo para apresentar algumas dicas para você conseguir um mínimo de conexão quando a energia elétrica não estiver disponível.
Tenha um nobreak
Geradores domésticos não são muito comuns no Brasil, mas um nobreak você encontra em qualquer loja de informática. Além de proteger a sua máquina de oscilações de energia elétrica, ele permite que o seu computador funcione por algum tempo depois da queda de energia. Assim você pode ao menos salvar trabalhos.
Economize a bateria de celulares e tablets
apps_poupabateriaAplicativos ajudam a economizar a bateria (Foto: Divulgação)
Vale lembrar que os gadgets podem ter a sua autonomia prolongada com o uso conjunto de boas práticas e aplicativos destinados a monitorar o consumo de bateria. Se a energia cair, se possível, desligue avisos automáticos push, o Bluetooth e o acesso automático à rede 3G. Além disso, diminua a luminosidade da tela.
Teste também aplicativos destinados a economizar um pouco mais de bateria, como o 2x Battery - Battery Saver (para Android) ou o Battery Doctor (para iOS). No geral essas ferramentas atuam ligando e desligando recursos em busca de uma maior eficiência no consumo de energia.
Aos primeiros sinais de black-out tome providências
É comum minutos antes da energia faltar, termos algumas flutuações de energia. Aproveite esse momento para carregar todos os gadgets até seu limite máximo. Sabe aquele celular parado no fundo da gaveta mas que pode funcionar como lanterna e navegar na web? Carregue-o também.
Não esqueça de desligar periféricos desnecessários, como caixas de som, impressoras, scanners e tablets conectados via USB ao notebook. Reduzir a luminosidade dos monitores é também uma boa pedida. HDs externos, principalmente aqueles com controladores independentes, também podem ser desligados.
Opte por utilizar só um aparelho
Para manter a conexão com a internet ativa, existem hoje, duas maneiras básicas. A primeira é a mais óbvia: um notebook com acesso 3G via smartphone ou o modem de sua operadora. E-mails, Facebook e Twitter estarão garantidos. Contudo, este setup é um devorador de baterias, já que você estará consumindo dois gadgets para uma função só.
Por isso, escolhas mais conservadoras em termos de recursos costumam poupar mais energia, como, por exemplo, um tablet com acesso 3G. Se você contar com um teclado sem fio, pode transformá-lo em uma ferramenta útil.
Carregadores com energias alternativas
BlackberrynPowerPEG recarrega celulares por energia
cinética (Foto: Divulgação)
Alguns sites apontam alternativas para se manter com energia, como carregadores solares e até modelos cinéticos, que geram energia através do seu próprio movimento. Como são relativamente novas, essas tecnologias podem não ser muito eficientes, mas são uma opção.
O nPowerPEG, por exemplo, garante que você precisa caminhar 26 minutos com ele para conseguir 1 minuto de conversa em um celular 3G.
O xeMini, da Resolve, é um carregador que, além de utilizar energia solar, pode ser conectado á tomada, ao computador e ao carro. Disponível no site da fabricante por US$ 59,99 (cerca de R$ 125 na cotação de 27/11), o dispositivo permite a recarga de dois aparelhos ao mesmo tempo. No entanto, somente a energia solar não é muito eficiente para recarregar integralmente o gadget, mas sua bateria interna pode ser útil quando faltar energia.

via techtudo