A resolução Full HD já é coisa do passado, pelo menos em se tratando de tecnologia de ponta. O Youtube disponibilizou nesta semana alguns vídeos na resolução 4k (4096x2304) para os usuários. Trata-se de uma qualidade mais de quatro vezes superior às atuais imagens Full HD. Porém, extrair o máximo dessa tecnologia, por enquanto, é para poucos.
Além de ter um monitor compatível – o que é raro e caro – é preciso ainda contar com uma ótima placa de vídeo e uma velocidade de conexão de pelo menos 10 MB/s para, com muita sorte, conseguir ver imagens perfeitas sem travamentos.
Como assistir a vídeos em 4K no seu computador
Não é nenhum exagero afirmar que é quase impossível vê-los com o
máximo de qualidade no computador da sua casa e vários fatores precisam
estar em sincronia para que isso seja possível. O primeiro deles diz
respeito à resolução de tela.Outro item que deve ser levado em consideração é a velocidade de conexão. Para transmitir um filme inteiro em 4K via internet, por exemplo, seria preciso um link dedicado de 10GB/s de banda. Os vídeos disponibilizados no YouTube são curtos e não necessitam de uma velocidade como essa. No entanto, uma conexão de 10 MB/s é o mínimo que você precisa ter para pensar em testar a novidade.
Vale lembrar que você não deve se esquecer do seu computador. É preciso que ele tenha uma placa de vídeo compatível – o que significa procurar pelas mais modernas e caras disponíveis no mercado. Ou seja, Youtube em 4K ainda é uma experiência para poucos, mas muito poucos mesmo.
Entenda a tecnologia 4K
O Baixaki já abordou o assunto no artigo “Conheça a tecnologia 4K, o cinema com a maior resolução que você já viu”.
Trata-se de uma tecnologia de captação e projeção de imagem,
inicialmente desenvolvida para os cinemas, com a capacidade de exibir
imagens na impressionante resolução de 4096x2304 pixels.
O YouTube em 4k será útil para você?
Sim, mas não agora. Daqui a uns dois ou três anos pelo menos,
certamente já existirão mais televisores e monitores com suporte para 4K
com preços mais acessíveis que os de hoje, assim como a as velocidades
de conexão devem apresentar melhorias.Na prática, a novidade atualmente se resume a sabermos que há potencial para enviar e receber imagens em 4K pela internet, mas nada que vá se tornar popular pelo menos até a próxima Copa do Mundo em 2014.